Na hora de comprar revestimentos cerâmicos, especialmente porcelanatos esmaltados, além da procedência e qualidade, é de grande importância verificar sua classificação quanto à resistência da superfície. A marcação que agrupa os materiais em categorias de acordo com a durabilidade diante de situações de abrasão (desgaste) e tráfego é a PEI, sigla para Porcelain Enamel Institute. Quanto maior o número de PEI, mais resistente é o esmalte. Porém, antes de definir que tipo de PEI sua obra precisa, algumas informações devem ser levadas em consideração sobre o local onde o item será aplicado, como a intensidade do tráfego de pessoas na área, o uso (piso ou parede) e se é interno ou externo.

É a qualidade do acabamento esmaltado que define a resistência dos porcelanatos. Esmaltes frágeis acarretam PEI’s mais baixos, enquanto esmaltes resistentes constituem materiais com PEI 5, o nível máximo a que pode chegar esta classificação.

Os porcelanatos técnicos não entram neste grupo de classificação porque não são esmaltados, uma vez que o PEI avalia o tipo e a qualidade do esmalte.

Confira a classificação:

PEI 0 – Uso exclusivo em paredes.

PEI 1 – Ambientes de baixíssimo tráfego, como banheiros e dormitórios de residências.

PEI 2 – Ambientes de baixo tráfego. Por exemplo, dependências residenciais, com exceção de entradas e cozinhas.

PEI 3 – Ambientes de médio tráfego. Todas as dependências
da casa, inclusive entradas.

PEI 4 – Ambientes internos e externos de alto tráfego. Pode ser aplicado em residências e áreas comerciais, como restaurantes, lojas, bancos etc.

PEI 5 – Ambientes de altíssimo tráfego. Áreas externas e espaços públicos que recebem fluxo intenso de pessoas.

pei-porcelanato

 

Você sabia? O Brasil conta desde fevereiro de 2007 com uma norma específica sobre fabricação de porcelanatos: a NBR 15.463. Para as cerâmicas tradicionais os principais parâmetros técnicos são estabelecidos pelas seguintes normas: NBR 13.818/1997 (Especificação e Métodos de Ensaios), NBR 13.816/1997 (Terminologia) e NBR 13.817/1997 (Classificação).